O poder da fotografia é eternizar momentos especiais

A entrada da noiva, a emoção estampada na cara do noivo no altar, as juras de amor, a troca das alianças, o tão esperando beijo dos recém casados. Esses são alguns dos momentos de um casamento em que os convidados se emocionam.

10495019_1154044794613102_6993104713265672994_oO momento em que as portas se abrem e a noiva vai ao encontro do amado é considera um dos momentos mais emocionantes da cerimônia | Fotografia: Studio Nick’s

Tão lindo quanto estes instantes é poder guardar tudo isso num álbum de fotos. Por isso, a fotografia se torna especial nos eventos e comemorações e quando se fala na união de um casal, ela sempre está presente como aliada para manter as lembranças na mente e no coração.

Em toda reunião de família, principalmente no natal, o álbum de casamento se torna um registro familiar. Relembrar aquele dia, os convidados, os detalhes e reviver todas as emoções. Mas até mesmo o tradicional vem ganhando novas formas, nomes, lugares e conquistando os noivos. Muitos ensaios vêm surgindo ano após ano, com novas ideias e inspirações. Hoje a fotografia vai além do dia do ‘sim’.

Ensaio como o pré casamento, por exemplo, que é realizado antes do grande dia é o mais pedido. “A maioria que contrata o álbum pede este ensaio” explica Monique Évelin. A fotógrafa que já está no ramo de casamento a mais de 10 anos e que nos últimos 4 montou seu próprio estúdio fala da vantagem deste tipo de ensaio. “O casal acaba ficando em sintonia com a gente e não fica com vergonha no dia do casamento”. Diferente das fotos posadas, esse ensaio capta um momento mais natural conseguindo transparecer a essência do casal. “É um book que a gente tenta retratar o momento dos dois, eu não gosto de tirar foto com eles olhando para a câmera” diz a profissional que é adepta das fotos espontâneas. “É como se eles estivessem namorando e eu vou ali e registro o momento”, completa.

11713866_1174750962542485_228050755772931940_oO casal Gabriela e Rafael no ensaio pré casamento | Fotografia: Studio Nick’s

No entanto, nem sempre as novidades ganham força para dominar o segmento fotográfico por um longo período. O ensaio chamado de Trash The Dress não conquistou as mulheres por muito tempo. “No começo tinha bastante procura, mas hoje não”, conta Monique. O motivo principal é que esse tipo de foto era feita com os trajes do grande dia, inclusive o vestido, e mesmo não sendo o que a noiva iria entrar na igreja, ela se sentia incomodada. “Hoje ela não quer que o noivo a veja com o vestido antes, mesmo que não seja o dela”, conclui.

Para a fotógrafa a foto é o que vai ficar para sempre. “A única coisa que você vai ter para lembrar depois de tudo que tem no casamento é a fotografia”, e por isso ela gosta de registrar todos os detalhes. “Eu gosto de tirar foto de tudo que tem, porque na correria do dia o casal acaba nem prestando atenção, e é tudo escolhido com tanto carinho”, afirma a profissional.  Gabriela Cristina Campos de Souza concorda que no dia não é possível observar todos os detalhes que foram sonhados e planejados e a foto é o único jeito de lembrar e reviver aquele momento. “No dia, nosso coração e nossa mente se misturam em um turbilhão de sentimentos, então não conseguimos observar os detalhes, e com as fotos eu pude ver um a um, e dizer: olha que lindas essas flores e estes docinhos!”, revela a estudante.

Outra novidade que vem se tornando o queridinho dos casais é a cabine fotográfica. Além de ser uma lembrança para os convidados é também garantia de diversão, as fotos com amigos e família saem na hora. Renan Odorizi que é o dono dessa tendência que vem ganhando espaço em Cruzeiro, interior de São Paulo, diz que essa é uma maneira de agradar as pessoas, além de ser mais barato que qualquer outro mimo, até mesmo os famosos bem casados. “As fotos na cabine são á vontade, cada convidado pode sair com quantas fotos quiser, não tem limite”, explica Odorizi que trabalha dessa forma diferenciada, já que outras empresas cobram por hora ou quantidade de fotos.  “Se a festa dura sete hora, será sete horas de cabine pelo mesmo valor”. Conclui.

11837098_1028967797134459_1229758110_oA cabine da Audrey é a mais pedida em casamentos já a da Madonna é mais solicitada em eventos corporativos | Fotografia: Acervo pessoal 

São duas opções de cabine retrô, a Audrey Hepburn e Madonna com estofado vermelho e preto, respectivamente. O casal tem ainda a possibilidade de escolher colocar uma TV para os convidados verem as fotografias que estão sendo feitas dentro da cabine e também ter um scrapbook com mensagens e imagens dos amigos e familiares. “Já que é seu sonho de casar, você vai fazer o máximo que puder para agradar aqueles que fazem parte da sua história”, observa Odorizi que é fotógrafo de casamento há 10 anos e garante que essa é a melhor forma de registrar o grande dia. “Primeiro em foto, depois em filmagem, tudo vai passar o que vai ficar são fotos”.

Mas não pense que a filmagem perdeu importância, pelo contrário, ela vem se destacando com novidades e cada vez mais se torna o complemento da fotografia e juntos eles eternizam imagens, vídeos, sons, alegrias e emoções, tudo o que um casamento tem. Gleisson Perroni acredita que o vídeo é capaz de sensibilizar. “Um vídeo bem feito da entrada da noiva emociona sempre”, explica Perroni que já trabalha há uma década com casamento e reconhece qual a importância do seu trabalho numa comemoração como esta. “A filmagem possibilita de uma recordação mais fiel ao que acontece no dia com diversão e emoção”, completa. Para Gabriela, a fotografia e filmagem, são responsáveis pela eternização do sonho. “Acredito que tudo de maravilhoso que compõe o sonho do casamento merece ser lembrado, não só na lembrança de quem vivenciou o momento, mas em registros”, conta.

11542058_849859681730315_2193065485125137562_nDepois de tudo certo a edição da filmagem do casamento dura de 2 á 3 semanas | Fotografia: Reprodução/Facebook

Depois de tantos planos, escolhas e detalhes, pode tornar real a realização do sonho de se unir a uma pessoa em nome do amor e querer viver o resto da vida ao lado dela é lindo demais. Não há outro momento, se não o casamento, em que se começa a cerimônia sendo dois e a termina sendo a partir daquele momento, um só. Instantes assim, merecem ser lembrando para sempre, por gerações. Registrar: essa é a palavra-chave para conseguir levar um dia tão especial como este, para filhos, netos e ainda sim, depois de anos, ter os olhos brilhando com cada clique.

Deixe seu comentário