Evento Literário marca a Semana Monteiro Lobato 2017
Entrevista

Evento Literário marca a Semana Monteiro Lobato 2017

Taubaté é conhecida como a ‘Capital da Literatura Infantil’ por ser a terra de Monteiro Lobato.

arte sml experience 1Fotografia: Divulgação

E para comemorar o dia desse grande escritor, a cidade receberá de 17 a 23 de abril o evento literário ‘A SML Experience’. Em conversa com o produtor cultural e coordenador da SML Experience, Pedro Rubim, fiquei sabendo de tudo que vai rolar na edição deste ano. Confere aí:

 

Jornalista Curiosa: O que é a SML Experience?

Pedro Rubim: A SML Experience é um evento multicultural gratuito realizado pelo Taubaté Shopping, Livraria Leitura e a produtora Almanaque Urupês durante a Semana Monteiro Lobato.

 

JC: Há quanto tempo esse evento existe em Taubaté?

PR: A Semana Monteiro Lobato (SML), que ocorre desde 1953, é evento literário mais antigo do Brasil. Esta é a segunda edição da SML Experience.

 

JC: Qual a sua ligação com a literatura?

PR: Nós, da produtora Almanaque Urupês, temos como missão desenvolver e fomentar o mercado cultural da cidade. Ampliar a presença da indústria editorial em Taubaté é fundamental para a vitalidade deste mercado.

 

JC: Qual o objetivo do evento?

PR: A SML Experience – Semana Monteiro Lobato tem como objetivo celebrar a literatura a partir de um dos maiores revolucionários da indústria editorial e gráfica do país, o escritor Monteiro Lobato.

 

JC: De que maneira eventos literários como a SML Experience podem despertar o desejo de leitura nas pessoas?

PR: Um evento literário além de aproximar o leitor de seu escritor, fortalecendo o vínculo entre eles, também serve para instigar um novo público, que não tem o hábito de ler. No caso da SML Experience, por ser realizada no Taubaté Shopping, conseguimos atingir também a um público que não está ali pela literatura, mas acaba tendo contato com escritores que pode servir como incentivo para consumir sua obra ou outras e fazer com que adquira o hábito da leitura.

carina rissi (2)Fotografia: Divulgação

JC: Qual a estimativa de público para esse ano?

PR: Diariamente, 30 mil pessoas visitam o Taubaté Shopping. Esse ano, por termos escritores de renome nacional, esperamos que uma generosa parte deste público prestigie nosso evento. Esperamos receber também público de outras cidades que compõem o Vale do Paraíba Paulista.

 

JC: O que o público pode esperar desse evento?

PR: Contamos pela primeira vez com o apoio do Instituto Pró-Livro e da Câmara Brasileira dos Livros e por isso teremos discussões sobre o mercado editorial brasileiro, com a participação de Vladimir Saccheta, maior especialista em Monteiro Lobato do país, além de escritores nacionais consagrados, que virão para o Vale do Paraíba pela primeira vez. Também haverá a exposição inédita “Retrorreciclagem” do ilustrador e designer Bruno Honda, que atua na Maurício de Sousa Produções.

 

JC: Quais serão as atrações dessa edição?

PR: Nessa edição da SML Experience teremos a presença dos escritores Carina Rissi, Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Amyr e Marina Klink, Heloisa Prieto, Victor Serra, Denise Godinho, Gustavo Rosseb, Maurício Pereira, Chris Melo, da contadora de história, Cristiane Velasco, do músico Fernando Almeida, do pesquisador Vladimir Saccheta, da gerente de relações instituições da Câmara Brasileira do Livro, Vera Esaú, do prof. e pesquisador em literatura infantil João Ceccantini, do Instituto Pró-Livro, do designer e ilustrador Bruno Honda e dos digitais influencers Michelli (Chell), Marcela Cequeira, Marília Morais e Armindo Ferreira.

 

A SML Experience tem todas as atividades gratuitas e acontece no Taubaté Shopping. Estão todos convidados. Quem quiser saber as datas e horários das atividades pode acessar a programação completa em goo.gl/wMcXm9.

Eu me chamo Flávia do Carmo

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *