Image Map

Cruzeiro recebe no próximo sábado a 1° caminhada sobre a conscientização sobre o autismo do grupo “Mais sobre TEA” (TEA – Transtorno do espectro autista). Autismo

Eu conversei com uma das coordenadoras do evento, a fonoaudióloga Patrícia Cossermelli Rezende e falamos mais sobre o projeto. Confere aí: 

Jornalista Curiosa: Conte um pouco sobre o evento.

Patrícia Cossermelli: O dia mundial de conscientização sobre o autismo é dia 02 de abril, mas devido ao pequeno movimento na cidade aos domingos, resolvemos realizar nossa caminhada no sábado, dia 1 de abril às 10 horas da manhã com concentração na praça  Antero Neves Arantes.

O evento contará com diveras atividades, incluindo alongamento com profissionais ,passeio de trenzinho para as crianças, entre outros. Após a caminhada, as alunas da Facic farão atividades recreativas com as crianças.

 

JC: Qual o objetivo se pretende alcançar com o evento?

PC: Mostrar para as pessoas que o autismo hoje  é uma realidade no mundo. em 70 nascimentos, 1 é autista. A população  em geral precisa estar preparada com profissionais  capacitados para receber estas crianças da melhor maneira possível ajudando as em seu desenvolvimento e a caminhada além deste intuito, ainda reverterá a verba arrecadada com a venda das camisetas para cursos de capacitação para pais e profissionais da área, alguns gratuitos e outros com um baixo custo. Já temos agendados 2 cursos – ABA e FLOORTIME . E o próximo será com uma advogada, especialista nos direitos das crianças dentro do TEA.

 

JC: Qual a importância de manter a população informada?

PC: Informação e conhecimento são necessários para que haja a inclusão destas crianças e suas famílias de forma adequada e prazerosa para todos.

 

JC: Quais pessoas estão envolvidas no projeto?

PC: Dentro deste projeto temos várias pessoas envolvidas, pais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, fisioterapeutas, professores, enfim,todas as pessoas que lidam diariamente com crianças dentro do espectro autista.

Coordenadores do projeto: Erika Santos – Terapeuta Ocupacional

Luciana Martinolli – Fonoaudióloga

Patrícia Cossermelli – Fonoaudióloga

Elizabeth Souza – professora especialista em deficiência Intelectual

Idealizadora: Edilene Argollo – fonoaudióloga em Guaratinguetá

 

JC: Como surgiu a ideia do projeto?

PC: O movimento Mais Sobre TEA foi criado em 2016 por pais e profissionais engajados na causa pelos portadores de Transtorno de Espectro Autista. Iniciamos com um grupo no WhatsApp onde o intuito era nos ajudarmos e fortalecermos; Hoje já somos um movimento com mais de 300 membros atuantes na cidade, região e até outros estados. Nosso intuito é criarmos nossa ONG e levarmos amparo e conhecimento aos pais, profissionais e demais cidadãos.

 

JC: Patrícia, convide a população para o evento!

PC: Convidamos à todos para participar e prestigiar. Pedimos a gentileza de na hora da caminhada não fazerem barulhos com palmas, assobios, gritos devido ao barulho incomodar muito as crianças homenageadas! E quem puder ir com alguma vestimenta ou acessório azul será demais! Agradecemos a todos os patrocinadores, aos grupos que estão nos apoiando, aos pais e contamos com a presença de toda a população!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!






Nenhum comentário em “Conscientização é o segredo!”


Comentar