Image Map
Cinema e seus sons
2 de fevereiro de 2017

Sempre que vou ao cinema tenho mais certeza que estamos longe de deixarmos que as plataformas que nos oferecem filmes 24 horas tomem o lugar – e a poltrona – de um bom cinema no fim de semana.

Cinema e seus sons

Seja romance, terror, suspense ou drama, nós não negamos que gostamos mesmo é de um bom filme. Mas o que faz um filme ser bom?! Você pode dizer, um diretor experiente, um roteirista renomado, atores incríveis, mas a verdade é que entre tudo isso, o que não pode faltar num filme é a trilha sonora. Todos nós gostamos de ser surpreendidos com uma boa canção que nos faça emocionar e até mesmo nos deixar aflitos. Pois é, a canção tem esse ‘poder’ de nos levar para diversos sentimentos e quando colocada num filme ela acaba se tornando uma ferramenta poderosa para atrair os olhares e ouvidos de todos.

Naturalmente já temos uma ligação forte com canções, por vezes, elas marcam nossas fases, momentos, pessoas que conhecemos, e nas produções cinematográficas não é diferente. Uma boa trilha sonora nos faz sair do cinema ainda mais fascinados. Para a estudante Caroline Oliveira a música marcante traz a lembrança do filme, além de sensações e emoções. “Creio que a maior importância de uma trilha sonora em um filme é justamente trazer a sensação que as cenas querem relatar’, diz a jovem.

Cinema e seus sons

Quem não ouve a música ‘My Heart Will Go On’ e se lembra de ‘Titanic’? Uma canção que até as pessoas que não assistiram ao filme a relacionam com os personagens. É disso que estou falando! Dessa ligação forte que nós telespectadores temos com as trilhas sonoras e que nos marcam por tempos.  Filmes como Missão Impossível, Star Wars, Dirty Dance e A Bela e Fera são lembrados por suas canções que nos levam pra dentro da cena, que marejam nossos olhos e nos faz viver as aventuras e romances das histórias. O escritor Vinícius Novaes é fã da sétima arte e quando questionado sobre uma trilha sonora que o marcou não tem dúvidas. “Eu penso no filme brasileiro ‘Central do Brasil’. A música instrumental, composta por Jaques Morelenbaum e Antonio Pinto, consegue, até hoje, me levar para o mundo belo e de doação dos personagens Dora e Josué”, fala Novaes.

E nessa tentativa de fazer um filme com canções inesquecíveis, muitos cantores fazem composições exclusivas, como a música ‘Let It Go’ produzida para ‘Frozen – Uma Aventura Congelante’ que ficou em nossa cabeça por meses e onde íamos estava tocando, seja no supermercado ou numa loja de calçados, essa canção ganhou as rádios do nosso Brasil e nos deixou loucos por não conseguir pensar outra coisa se não “Let It Go, Let It Go…” –aposto que você cantarolou enquanto lia, desculpa, mas sinto lhe dizer que, você cantará essa música pelas próximas horas rsrs- está vendo como a música é mágica?! Basta um descuido que ela já toma conta da nossa mente e nos faz lembrar do filme, personagens e cenários.

Cinema e seus sons

Se você nunca prestou atenção nas canções que completam os filmes que você assiste, saiba que está perdendo a oportunidade de conhecer grandes cantores e se envolver mais com as cenas. E já sabe né?! No próximo filme trata de escutar a trilha sonora haha!

 

 

 






Nenhum comentário em “Cinema e seus sons”


Comentar