Cabelo e Make: Do clássico ao despojado

A expectativa de um casamento começa desde quando você recebe o convite.

12048663_10200858083451329_550941037_nEscolher o penteado para o grande dia pode ser uma dúvida a perdurar por meses | Fotografia: Acervo Pessoal – Adriana Rezende

E quando chega o grande dia, todos ficam ansiosos para ver a grande estrela da noite: a noiva. Não é porque sou mulher, mas ninguém chama tanto a atenção e é alvo de tantos olhares quanto ela. Quando começa a tocar a música , junto se inicia o murmurinho. Será que o vestido é branco? Será que o buquê é de hortênsia ou de lírios? E o sapato, será que combina? Mesmo sabendo que ela virá vestida com um branco clássico, não tem como discutir: toda noiva é diferente. Mas não notamos só se o vestido é de renda ou cetim, se é com véu ou não. O cabelo e a maquiagem podem roubar a cena. E se essa dupla não estiver bem casada – com o perdão do trocadilho -, pode colocar tudo a perder. Por isso, é importante ter a preocupação de escolher com qual penteado entrar na igreja e fazer com que ele esteja em harmonia com o vestido, horário do casamento, acessórios. Tão importante quanto decidir o estilo das madeixas, são os tons usados na make.

Uma comemoração como esta, com tantos convidados, fotos e filmagens, merece que a beleza da mulher ganhe destaque. Afinal todos os olhares estarão voltados para ela. Por isso, esses dois requisitos tem que ser imprescindíveis tanto quanto escolher o principal: o vestido.

Adriana Rezende conta que desde que começou a trabalhar com noivas há 10 anos, não houveram muitas mudanças no estilo dos penteados, já que a moda sempre se renova e aquilo era velho passa a ser novo de novo. “Agora se usa muito topete no alto da cabeça que é um penteado que foi usado nos anos 80”.

10648178_1068147116530006_4715391437548961945_oMuitas das inspirações de cabelo e make vêm da internet | Fotografia: Acervo Pessoal – Adriana Rezende

As clientes dos cabeleireiros Douglas Nagibe e Tiago Mattos estão optando pelo coque grego e por penteados menos estilo princesa, que tem como característica manter os fios mais alinhados. Atualmente elas querem parecer mais naturais, sem muito laquê, com o cabelo mais solto e informal. “Hoje elas gostam mais de cabelos mais despojados”, conta Mattos.

As inspirações para escolher o penteado para o grande dia vêm geralmente das atrizes. Muitas mulheres buscam influências na internet, nas revistas e também na novela. “O que aparece na TV é o que todo mundo quer usar”, diz Adriana que atende ao menos uma noiva por sábado e acredita que talvez por ser elegante, a única exigência da maioria de suas clientes é que o cabelo esteja preso, mas garante que nem sempre elas gostam de seguir tendências. “Cada noiva vem com uma opção diferente”.

Chegar a um consenso de qual penteado fará parte de um dia tão especial, como o casamento, pode ser uma tarefa difícil, já que outros fatores devem ser levados em conta como o vestido, maquiagem, sapato e horário da cerimônia. “Se é um vestido com gola, mais fechado em cima, nós sempre orientamos elas pegarem um cabelo mais preso para ficar harmonioso”, explica Nagibe que reconhece que a internet ajuda muito no trabalho dele e também serve de auxílio para as noivas. “Hoje elas já vêm com a referência pronta, tanto de maquiagem quanto de cabelo, antes quando não tinha a internet tão forte assim, era mais difícil porque tinha que escolher pela revista”.

Mattos revela que é importante que a cliente busque por influencias que a agrade, mas que não seja as que ela já está habituada a fazer sempre para ir em outras festas. “Fica muito chato ela usar o mesmo penteado que ela já está acostumada”.

10955596_1064582733559309_7259364731842033645_nMuitas noivas optam um olhar mais forte e um tom de nude para os lábios | Fotografia: Reprodução/Facebook Adriana Rezende

Não ter medo de inovar e tentar algo diferente são essenciais. Da mesma forma que a noiva experimenta vários estilos de vestidos até encontrar o perfeito para aquele momento, assim deve ser com o cabelo e a maquiagem, afinal, o resultado tem que ser apenas um: se sentir linda e bem consigo mesma. Luiza Marcondes seguiu um gosto pessoal para escolher a melhor opção. “Gosto de um look mais romântico portanto escolhi uma maquiagem leve e o penteado bem delicado” revela a arquiteta.

Adriana, que é procurada pelas clientes com pelo menos um ano de antecedência reconhece que a característica de sua maquiagem é o olho forte e marcado. “As noivas que me procuram são as que querem o olho bem trabalhado”, fala a profissional que tem uma explicação para a escolha das mulheres em chamar a atenção para o olhar. “No dia a dia elas fazem uma maquiagem sutil, clarinha, aí quando vão se arrumar para casar elas querem o olho bem produzido”, justifica. Mas essa preferência não é regra. Muitas noivas gostam de apostar na boca e usar cores fortes para os lábios, os tons de berinjela, vinho e o próprio vermelho são muito bem aceitos por elas, porém, é preciso ter cuidado para não exagerar. “A dica é: se for usar o batom mais escuro sempre fazer o olho mais claro”, diz Adriana.

Diferente de anos atrás, atualmente as mulheres não têm medo de usar uma make bem realçada que chame a atenção das pessoas. “Hoje em dia elas pedem uma maquiagem mais pesada, não é uma maquiagem tranquila com antigamente”, fala Mattos que já trabalha no ramo há uma década e sempre orienta as clientes na escolha do penteado e maquiagem para que elas não se arrependam anos depois. “Tem que ser muito atemporal ela tem que olhar no álbum de fotos daqui vinte anos e achar tão lindo quanto hoje”, ressalta Mattos que toma muita cautela para fazer a noiva se sentir a mulher mais linda do mundo. “Moda é passageira noiva não”.
11402846_490122964488768_1987968943180747433_oAs tendências atuais são releituras da moda do passado | Fotografia: Acervo Pessoal – Adriana Rezende

Os profissionais da beleza não podem se limitar apenas em pensar nas cores das sombras e batom ou no formato que o cabelo vai tomar, é preciso prestar atenção em tudo que vai compor a noiva, desde buquê, sapato, vestido e também a decoração da igreja. “Para não ficar muita informação, nós vamos deixando mais equilibrado a maquiagem e o cabelo, para o conjunto da obra ficar delicado e harmonioso”, conta Mattos.

O cabelo bem penteado, com flores, tiaras ou até mesmo pérolas dá um toque na produção de toda noiva. Os olhos marcados ou a boca com uma cor diferente dos tons nudes também ressalta a beleza feminina. Quando o assunto é noiva, não existe o que é mais ou menos importante. Ser noiva é assumir a responsabilidade de estar exuberante num dia que os convidados reservaram para te ver brilhar por dentro e por fora.

Deixe seu comentário