Beijar faz bem para o corpo e a mente

Eu beijo, tu beijas, nós beijamos

Benefícios do beijo - Jornalista CuriosaBeijar traz diversos benefícios | Fotografia: Vitor Barboni

Beijar libera hormônios que causam bem estar, relaxamento e faz bem para a saúde do corpo e da mente. Formada há 10 anos pela Unitau como Psicóloga Clínica, Silvia Marcondes se especializou em sexualidade humana em 2015 na USP.

 

Conversei com a Silvia e falamos sobre as vantagens de beijar, tanto para o corpo quanto para a mente. Confira:

 

Jornalista Curiosa: Quais os benefícios do beijo?

Silvia Marcondes: O beijo beneficia a pessoa que está beijando e a que está sendo beijada com a sensação de bem estar, sendo esse um hábito presente em 90% das culturas do mundo.

Quando relacionamos o beijo aos estudos da psicologia, temos uma menção de Freud sobre a origem do beijo, o qual relata que advém da amamentação, que é o primeiro contato do ser humano com o outro, já para Darwin beijo seria a sofisticação das mordidas entre os macacos durante os rituais pré-sexuais.

Desta forma, o beijo é um ato que faz o indivíduo se lembrar inconscientemente da amamentação, um período de entrega total. Por isso, traz conforto e confiança.

 

JC: O que acontece no nosso corpo quando estamos beijando?

SM: Com o beijo temos o aumento da produção de ocitocina, homônimo que relacionado ao ato do beijo tem como função principal desenvolver apego e empatia entre pessoas. Esse hormônio é popularmente conhecido como hormônio do amor, pois está intimamente ligado à sensação de prazer, bem estar físico e emocional, e à sensação de segurança e de fidelidade entre o casal. Além do mais antes no beijo temos a liberação de adrenalina aumentando os batimentos cardíacos, dando sensação de energia, de desejo e expectativa.

Durante o beijo, temos ainda a produção de serotonina, substância que junto com a adrenalina faz parte do chamado ‘sistema de recompensa’ do cérebro. É como se o órgão falasse: vá em frente.

 

JC: Beijar pode se tornar um vício?

SM: Tendo em vista que o beijo libera o hormônio ocitocina que traz com ele as boas sensações no nosso organismo, a adrenalina e o neurotransmissor serotonina que atua no cérebro regulando o sono, ritmo cardíaco, sensibilidade a dor, e é considerado como a substancia que impulsiona e traz o bom humor, quem não se viciaria nisso?? [risos]

Podemos ressaltar também que, a presença da dopamina que é um neurotransmissor, sendo uma droga natural, associada à recompensa, que nos faz sentir uma onda de euforia e desejo,  atinge seu pico durante o beijo. Ela estimula os mesmo centros de prazer no cérebro que as drogas lícitas e ilícitas, nos fazendo querer mais e mais, como um vício.

Benefícios do beijo - Jornalista CuriosaO beijo tem reações químicas como a liberação de ocitocina, adrenalina e serotonina | Fotografia: Vitor Barboni

JC:  Qual é o significado do beijo para o ser humano?

SM: Além de conforto e confiança, a ciência já comprovou que ao beijar a pessoa libera muitas sensações prazerosas enviadas pelo cérebro ao corpo, sendo benéficas para a saúde se tornando assim uma manifestação de afeto fundamental para o bem-estar.

Também podemos dizer que o beijo significa intimidade até mesmo o beijo no rosto tem um significado sendo “dou boas vindas a você e quero me aproximar”.

 

JC: Porque sentimos vontade de beijar?

SM: Podemos dizer que gostamos de toda reação química que ocorre no nosso organismo quando estamos beijando, ou podemos concordar com Freud o qual diz que o beijo faz menções a amamentação, a qual nos deu tanto prazer quando crianças. Ou podemos dizer ainda, que conforme já citei acima, queremos intimidade, saber se a química do outro combina com a minha, ou podemos gostar de tudo isso junto [risos].

 

JC: Qual é a diferença de como o homem e a mulher encaram o beijo?

SM: Existe uma grande diferença entre os gêneros em relação à atitude e às preferências do beijo.

No caso das mulheres, elas tendem a descrever o beijo como uma maneira de medir o relacionamento e de descobrir os sinais que o beijo pode dar sobre o futuro. Já os homens costumam descrevem o beijo como um meio de alcançar um determinado fim, esperando por mais contato físico. Felizmente, beijar é prazeroso para ambos os sexos.

Benefícios do beijo - Jornalista CuriosaO beijo é uma manifestação de afeto fundamental para o bem-estar | Fotografia: Vitor Barboni

JC: Porque beijar diminui o estresse?

SM: O beijo aplaca o estresse e faz liberar endorfinas, substâncias que trás sensação de tranquilidade, além dos outros neurotransmissores e hormônios.

 

JC: Quantos músculos são movimentados com o beijo?

SM: 29 músculos na boca e no pescoço permanecem em movimento ao longo de um beijo, sendo 12 dos lábios e 17 da língua. As pulsações cardíacas dobram, saltando de 70 para 140 por minuto e, conforme a intensidade é capaz de queimar de 3 a 12 calorias. O que acham de praticar essa maravilhosa atividade??

 

JC: Um recadinho para os casais.

SM: Encerro dizendo que é importante que o casal nunca se esqueça de que o namoro deve continuar existindo num relacionamento, independente do tempo. E que o beijo é o início de tudo, assim como e as boas vindas para o parceiro(a), e  um amor de verdade deve sempre permitir trocas afetivas.

 

Deixe seu comentário