As relíquias guardadas na Cidade Menina
Reportagem

As relíquias guardadas na Cidade Menina

A cidade de Cruzeiro nasceu a partir da ferrovia que ligava os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, considerada importante para o escoamento da produção de café no século XIX. Geraldinho Medeiros foi o primeiro proprietário de terras cruzeirenses, ele era entregador de leite e residia na Fazenda Do Dair.

DSC_0481Antiga estação ferroviária, construída em 1884, antes mesmo da fundação da cidade | Fotografia: Flávia do Carmo

Desde então, a cidade vem se desenvolvendo as beiras da estrada de ferro, onde depois cresceu com a chegada de migrantes mineiros e paulista interessados no crescimento do município. Hoje em dia, Cruzeiro conta com 42 bairros e aproximadamente 80.000 habitantes.

O município foi muito importante na Revolução Constitucional de 1932, quando recebeu diversos soldados. Os combates mais importantes se deram na região do Túnel da Mantiqueira, que foi inaugurado em 5 de março de 1884, por determinação do Imperador Dom Pedro II, para fazer a ligação entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais para servir a Estrada de Ferro Minas and Rio, localizado  na Serra da Mantiqueira, mas também serviu para grandes batalhas, sendo considerado um ponto militar estratégico de grande importância. Ainda há preservadas na área, valas utilizadas como trincheiras pelos paulistas durante o combate contra tropas federais. Sendo assim, Cruzeiro foi a última cidade a se render a esta guerra, quando no dia 02 de outubro de 1932, na atual escola Arnolfo Azevedo, localizada na região central da cidade, que na época foi transformada em quartel-general das tropas paulistas, foi assinado um acordo formal na qual as partes envolvidas num conflito armado concordam em parar de lutar.

DSC_0398Parque municipal da cidade, contato com a natureza | Fotografia: Flávia do Carmo

A “Cidade Menina” como é chamada por alguns moradores, tem diversos pontos turísticos como o Bosque Municipal, que possui 28.869 m², com uma bela vista, parque infantil, trilha, onde os habitantes podem apreciar a natureza com tranquilidade. Outro lugar histórico da cidade é a Igreja Matriz da Imaculada Conceição com estilo neocolonial, construída em 1935 por conta da necessidade de uma Igreja Matriz maior, já que a atual não comportava mais o crescente número de fiéis, devido ao acentuado crescimento populacional do município no início do século XX.

DSC_0459Igreja da Imaculada Conceição localizada no coração da cidade | Fotografia: Flávia do Carmo

O Museu Major Novaes é também um importante atrativo da cidade, o imóvel faz parte da Fazenda Boa Vista e foi construído em 1855. Ele é considerado o núcleo inicial do município, vinculado a história da cidade. O acervo do museu conta com algumas cartas que o Major trocava com a Família Imperial, pois sua majestade D. Pedro II tinha um grande prestígio ao seu compadre, o Major Novaes.

Teatro Capitólio é um marco na cidade, já foram realizados diversos espetáculos no local | Fotografia: Flávia do Carmo

Cruzeiro foi muito importante para vários momentos vividos pelo País, tanto com os combates, quanto com as visitas de pessoas ilustres como D. Pedro ll e sua família para a inauguração da Estação Ferroviária Central da cidade. Em 2008 a cidade recebeu através da lei estadual 13.203 o honroso título honorífico de “Capital da Revolução Constitucionalista de 1932” em virtude desses marcantes episódios do conflito ocorridos no município.

 

Eu me chamo Flávia do Carmo

6 thoughts on “As relíquias guardadas na Cidade Menina

    1. Obrigada Rafa, a cidade de Cruzeiro é recheada de histórias!
      Te espero para um café 🙂
      Beijos e volte mais vezes!!!

    1. Olá Jé, que bom te ter por aqui!
      A cidade tem muitas histórias mesmo, estou pensando em um especial para fazer da Revolução de 321
      Beijos e volte sempre!

  1. Que cidade linda e parece tão aconchegante! 😀 Ah, adoro cidades históricas e que, literalmente, nos contam uma historia pelos lugares que tem! ^^
    Muita vontade de conhecer, fotografar e tal… \o\
    Beijo, Min – http://www.yasminbueno.com

    1. Olá Min, aqui tem muitos lugares com histórias interessantes!
      Venha me visitar rsrs!
      Beijos e volte sempre 🙂

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *